Kinae é um projeto de interface física experimental que explora novas formas de incluir sentidos humanos em experiências imersivas. Foi projetada uma Instalação Interativa em Realidade Virtual em que o movimento de um protótipo físico é transposto para um objeto virtual com um formato similar. O usuário consegue se mover livremente no ambiente virtual, enquanto sensores no ambiente físico alteram a experiência. Embora haja diversas experiências disponíveis hoje, são majoritariamente focadas no sentido da visão e da audição, nós quisemos experimentar também com os outros sentidos neste ambiente interativo.
O movimento de um protótipo físico é espelhado para um objeto virtual de mesmo tamanho, formato e peso aproximado de sua contraparte digital, o que proporciona uma paridade entre as experiências tátil e visual. O usuário pode se movimentar livremente pelo espaço, estimulando os sentidos da cinestesia e propriocepção. Sensores acoplados no ambiente, arrumado para se parecer com o quarto virtual com a experiência em mente, proporcionam interação com elementos de cena para alterar a experiência. Com esta instalação, foi possível criar um sistema modular de desenvolvimento para tecnologias imersivas que proporciona interação com múltiplos sentidos com o uso de um smartphone e dispositivos, sensores e plataformas bem documentados.
Todas as plataformas usadas no desenvolvimento deste projeto são gratuitas e/ou de código aberto, tanto em hardware quanto em software, o que deixa espaço para melhorias e otimizações futuras, seja para projetar para um hardware menos capaz ou para criar uma experiência mais robusta, ainda mantendo o baixo custo. Focado na democratização das tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada tanto para desenvolvedores quanto para usuários finais, o projeto serve como um estímulo à pesquisa acadêmica e produção cultural nesta área.
Por Guto Pereira
® PUC-Rio Todos os direitos reservados