Anemon: Tecnologia Assistiva para Jogos Eletrônicos é um projeto de pesquisa, criação e desenvolvimento de controles de vídeo game adaptados para tetraplégicos.
No decorrer da pesquisa, percebemos que apesar de já existir uma variada gama de tecnologias de suporte para comunicação de tetraplégicos, ainda há muito pouco sendo desenvolvido em relação à tecnologia de jogos e expressão criativa. O projeto tem o objetivo de atender às demandas crescentes do uso de console de video games por pessoas em situação de tetraplegia.
Os botões de comando baseiam-se em movimentos do corpo do usuário. A sua construção do controle é feita com materiais de baixo custo, para que o preço não seja um empecilho para pessoas de baixa renda.
Neste caso, o controle apresentado é uma adaptação do controle que construímos para um rapaz de 33 anos que ficou tetraplégico há 13 anos. Os movimentos corporais que ele possui são os da cabeça, pescoço e ombros e o controle foi desenvolvido com quatro comandos principais: andar para a direita, para a esquerda, pular e correr. Os comandos direcionais são acionados através de movimentos da cabeça e os de ação pelos ombros, adaptando o controle às necessidades especiais de seu usuário.
A ideia é que esse controle seja continuamente aperfeiçoado e possa ser futuramente adaptado para outras especificidades dentro da tetraplegia. Além disto, pretende-se com este projeto fomentar a criação de outros controles para pessoas com variados tipos de deficiências.
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