SOUL

É surpreendente o quanto os computadores estão presentes em nossa vida, tanto que às vezes passamos mais tempo lidando com eles do que com outras pessoas. Seja na forma de um desktop, notebook, smartphone ou tablet, eles estão por toda a parte. Mas se esse relacionamento agora é tão constante, será que a qualidade da comunicação também está evoluindo? Será que é possível melhorar? Esse é um trabalho que nasceu com o intuito de provar que a resposta para essas perguntas é sim, trazendo para a relação entre homens e computadores elementos que até então só existiam entre duas pessoas.

Por Eric Emanuel

Video

Utilizando a tecnologia da eletroencefalografia, um aplicativo para Android é capaz de detectar o estado de espírito de uma pessoa e utilizar essa informação para tornar o ambiente ao redor dele mais confortável. No caso deste trabalho, isso se dá ao tornar possível o controle da iluminação de um ambiente a partir das leituras fornecidas inconscientemente pelo usuário, resultando num sistema ubíquo, inovador e, porque não dizer, divertido de ser utilizado.

Soul é um projeto que harmoniza uma grande complexidade técnica dos elementos que o compõe com a beleza e simplicidade de colorir um quarto para facilitar o sono ou um escritório para melhorar a concentração, sendo acessível para todos aqueles que desejam usufruir dos benefícios da computação sem trazer consigo mais dificuldades.