TEIA é um projeto acadêmico interativo de aprendizagem que consiste em um aplicativo de aprendizado colaborativo de Realidade Aumentada para o contexto contemporâneo da Sala de Aula Invertida.
O app foi pensado para o uso de escolas particulares e poderá ser usado tanto dentro de sala com a orientação do professor, como em grupos de estudos feitos pelos alunos fora de aula.
Por Marina Lundgren
Video
A Sala de Aula Invertida caracteriza o modelo de aula em que há a inversão da lógica de organização da sala de aula. Com ela, os alunos aprendem o conteúdo em suas próprias casas, por meio de materiais sugeridos pelo professor, videoaulas ou outros recursos interativos encontrados por conta própria. O aluno passa a ser construtor ativo do seu próprio conhecimento, abrindo o leque de mídias possíveis para ajudar a compreender a matéria.
O momento em sala de aula é usado então para a realização de exercícios e atividades em grupo. O professor aproveita para tirar dúvidas, aprofundar no tema e estimular discussões. É um momento, também, para compartilhar o material recolhido durante esse processo de pesquisa.
Para essa dinâmica, o aluno terá estudado e pesquisado em casa sobre o assunto escolhido pelo professor e registrado no software: textos que foram encontrados, imagens interessantes assim como vídeos que se relacionem com o tema.
Essa documentação de pesquisa feita durante o estudo em casa será transferida ao vivo para a sala de aula. Para o funcionamento desse software de realidade aumentada em Tablet, cada aluno será reconhecido pelo Tablet por meio de um marcador único, apresentando na forma de realidade aumentada a pré seleção de informações que julgou importante.
Ao passear pela sala com a câmera do tablet apontada para os demais, o aluno pode visualizar imagens e referências, gerando um ambiente de conhecimentos compartilhados que podem ser acessados e expandidos no próprio Tablet em tempo real.
® PUC-Rio Todos os direitos reservados